terça-feira, 23 de setembro de 2014

Brinquedoteca Hospitalar



A criança hospitalizada tem um sofrimento físico e emocional, pode estar correndo risco de vida ou ter que passar por algum procedimento cirúrgico. Na brinquedoteca a dor e o sofrimento podem ser aliviados através da atenção, carinho, diversão, distração, elevação da autoestima e esperança de voltar a sua vida normal. Como o paciente foi afastado de suas atividades escolares seu aprendizado pode ser prejudicado, na brinquedoteca é possível estimular o desenvolvimento cognitivo.





Objetivos da Brinquedoteca Hospitalar: Proporcionar as crianças um local para brincar e conhecer outras crianças que estão hospitalizadas. Objetivos específicos: Proporcionar as crianças brincadeiras e jogos em grupo para socialização das mesmas; Identificar os efeitos das atividades para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos (motor, cognitivo e psicossocial). Valorizar o ato de brincar; Compartilhar momentos de alegria; Desenvolver a linguagem corporal, e oral; Ampliar o convívio social; Promover a continuidade do desenvolvimento global; Realizar atividades psicomotoras; Preservar a saúde emocional; Preparar a criança para situações novas, procedimentos e consequências que estes procedimentos podem trazer; Proporcionar um ambiente agradável para os familiares e acompanhantes interagir com a criança; Proporcionar alegria e distração.





Brinquedoteca Hospitalar: A lei n°11.104/05 (SANTIAGO,2007) tornou obrigatória a instalação de Brinquedotecas nos hospitais brasileiros. O objetivo da Brinquedoteca Hospitalar é humanizar a saúde e promover o lúdico. É um espaço que valoriza a saúde, o brincar e a cidadania. A Brinquedoteca ajuda a minimizar os efeitos das doenças e seus tratamentos, assim como auxiliar no apoio familiar. A criança que é internada deve dar continuidade ao seu desenvolvimento físico, motor e de linguagem, atividades psicomotoras podem ser trabalhadas na brinquedoteca auxiliando no desenvolvimento das crianças.





A fantasia muitas vezes é esquecida pela criança, sua realidade é tão cruel que não permite sonhar. Através do brincar o fantasiar e o imaginar podem ser recuperado. É importante que na Brinquedoteca tenha livros, histórias de faz de conta que auxiliam a criança à entrar em um universo mágico e divertido. Brinquedoteca - espaço lúdico no hospital, provido de brinquedos e jogos educativos, destinado a estimular as crianças, os adolescentes e os acompanhantes a brincar no sentido mais amplo e possível e conseguir sua recuperação com uma melhor qualidade de vida. (VIEGAS,2008,p 11).





O brincar pode ser considerado uma capacidade inata do ser humano, é um meio saudável de expressão e movimento, possibilita a fantasia e a expansão da imaginação. As situações problemas encontradas nos jogos servem para ajudar na forma de como a criança enfrentará problemas reais. A criança quando hospitalizada é retirada de seu ambiente, afastada da família, amigos, escola, brinquedos, podendo ter prejuízos cognitivos, físicos e afetivos.

O brincar pode ajudar a criança à liberar emoções reprimidas, na elaboração de conflitos, acelerar a recuperação psicomotora e na adaptação à novas situações. "A presença de jogos e brinquedos relacionados aos problemas que esteja vivendo, ou então, se algum deles puder ser levado até o paciente abandonado de estímulos alegres o cenário clínico no qual se encontra, deduz-se que esse contexto fará a diferença, contribuindo para uma recuperação mais eficaz e rápida, amenizando a dor e a angústia".(VIEGAS,2008,p 19).





Algumas atividades podem ajudar na expressão das crianças, pintura, desenho, argila, podem ajudar a mostrar o que se passa com a criança, seus medos e angústias. Estar hospitalizada pode ser estressante para a criança e seus familiares, a gravidade da doença e o tempo de permanência podem influenciar no desgaste. A família é prejudicada de diversas formas, sua rotina é alterada, passam parte do dia no hospital, os gastos aumentam, o desgaste acaba não sendo só da criança, mas de toda a família.



Fonte: 
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/13894/brinquedoteca-hospitalar

Um comentário:

  1. A brinquedoteca hospitalar configura um excelente recurso no processo de recuperação da saúde das crianças internadas.

    ResponderExcluir