quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dica de Rotina - Aula com Tecnologia

Rotina

Idade: 4 e 5 anos

Quantidade: 11 crianças

Duração: 50 min.


Tema: Frutas

Objetivo: Fazer com que as crianças percebam a diferença tanto da cor, quanto da textura, do tamanho e do sabor de cada fruto.


Pauta

1. Roda de aprendizagem;
2. Levar diferentes frutas;
3. Discussão sobre cores, texturas, tamanhos e gostos;
4. Jogos com imagens de fruta;
5. Levar um tablet ou aparelho celular com um aplicativo educativo relacionado ao tema;
6. Ter materiais como: papel, giz de cera e canetinha colorida.


Desenvolvimento da aula:

1. Fazer uma roda no canto da sala de aula e conversar sobre as diferentes frutas que existem. Questionar as crianças sobre quais frutas elas lembram e de quais gostam. Apresentar na roda cinco tipos de frutas para demonstrar que todas são diferentes tanto em tamanho, quanto em cor, textura e sabor. Indicar quais tem o gosto mais doce ou mais azedo, qual é menor e qual é maior, de que cor cada uma é, e sempre relacionar os exemplos que você apresentou a outros que eles lembrarem. Por exemplo, se você levar uma maçã, perguntar se eles se lembram de alguma fruta que seja vermelha também, e se caso lembrarem discutir se o tamanho e o gosto são os mesmos. (Aprox. 10 min.) 

2. Praticar atividades envolvendo jogos como dominós ou jogos de memória com imagens de frutas, expondo-os no centro da roda deixando assim todos participarem da brincadeira. (Aprox. 10 min.) 


3. Ao disponibilizar um tablet ou aparelho celular para a criança jogar, ela desenvolve não só o aprendizado sobre a fruta, mas também sua coordenação motora e sua habilidade com a tecnologia. O aplicativo “Frutas” da ‘Escola Games’, disponível na play store é um excelente aplicativo educativo para essa faixa etária de 2-5 anos. Esse aplicativo faz com a criança procure completar as imagens na tela até que forme uma fruta, e ao formá-la o jogo diz em voz alta o nome da fruta. A ideia seria chamar cada aluno separadamente para desenvolver essa prática, pois assim seria mais fácil descobrir a facilidade e dificuldade de cada um. (Aprox. 25 min.) 
 







4. Ao final da aula, pedir para cada criança desenhar uma fruta de que goste usando a canetinha e colorindo com o giz de cera para dar uma textura diferente ao desenho, e sempre as observando para perceber se todas entenderam a diferença entre as frutas. (10 min.) 

Um comentário:

  1. MENINAS,

    PARABÉNS PELO BLOG, ELE ESTÁ UM LUXO E GOSTOSO DE NAVEGAR.
    AS INFORMAÇÕES CONTIDAS SÃO EXTREMAMENTE ÚTEIS.

    BEIJOS

    NOTA:10,0

    ResponderExcluir