A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundial, podendo também ser causada pela produção exacerbada de testosterona pela mãe, durante a gestação.Muitas vezes confundida com déficit de atenção, problemas psicológicos, ou mesmo preguiça; esse transtorno se caracteriza pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, ler, escrever, soletrar, compreender um texto, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora; e pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras/palavras ao escrever.
Indivíduos disléxicos possuem a área lateral-direita do cérebro mais desenvolvida que a de pessoas que não possuem essa síndrome, tendo geralmente, por tal motivo, mais facilidade em questões relacionadas à criatividade, solução de problemas, mecânica e esportes.
Levando em consideração o despreparo que muitas instituições de ensino têm em relação às particularidades dos alunos - muitas vezes, inclusive, criando e reforçando estigmas – esse comportamento é responsável por uma grande parcela das causas de evasão escolar. Além disso, muitos casos de suicídio e de violência juvenil têm sido associados aos portadores dessa síndrome; comportamentos estes muitas vezes relacionados às alterações emocionais decorrentes das suas dificuldades.
O diagnóstico consiste na análise do paciente, geralmente por equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, etc.), excluindo outras possíveis causas. Tal avaliação permite que o acompanhamento seja feito de forma mais eficaz, já que leva em consideração suas particularidades individuais.
O tratamento embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas limitações, permitindo uma melhora progressiva e evitando, assim, que sofra problemas sérios relacionados à autoestima e socialização.
Aqui estão alguns exemplos de exercício para ajudar você, professor(a), na identificação de um problema como a dislexia em seus alunos, ou até mesmo para ajudar a criança a se desenvolver melhor:
Curiosidade: 70 disléxicos mais famosos
- Agatha Christie
- Albert Einstein
- Alexander Graham Bell
- Alyssa Milano
- Anderson Cooper
- Anthony Hopkins
- Babe Ruth
- Billy Blanks
- Bruce Jenner
- Cher
- Christopher Knight
- Craig McCaw
- Danny Glover
- Dave Foley
- David Koresh
- Eddie Izzard
- Erin Brockovich
- George Burns
- George H.W. Bush
- George W. Bush
- George Washington
- Greg Louganis
- Guy Ritchie
- Harrison Ford
- Harry Anderson
- Henry Ford
- Henry Winkler
- James Van Der Beek
- Jamie Oliver
- Jay Leno
- Jewel
- John F. Kennedy
- John Lennon
- John T. Chambers
- Keanu Reeves
- Keira Knightley
- Laura Flynn Boyle
- Leonardo da Vinci
- Liv Tyler
- Magic Johnson
- Muhammad Ali
- Neil Bush
- Noel Gallagher
- Orlando Bloom
- Ozzy Osbourne
- Pablo Picasso
- Patrick Dempsey
- Richard Branson
- Robbie Williams
- Robin Williams
- Salma Hayek
- Scott Adams
- Steven Spielberg
- Suzanne Somers
- Tawny Kitaen
- Ted Turner
- Thomas Edison
- Thomas Jefferson
- Tim Armstrong
- Tom Cruise
- Tommy Hilfiger
- Tracey Gold
- Vince McMahon
- Vince Neil
- Walt Disney
- Whoopi Goldberg
- William Hewlett
- Winston Churchill
- Woodrow Wilson
- Woody Harrelson
(Fonte: http://curiosando.com.br/70-dislexicos-famosos/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário